São Paulo, novembro de 2012 – Acabam de ser anunciados os cinco chefs sul-americanos que disputarão uma vaga para o World Chocolate Masters. Da etapa Sul-Americana da competição participarão os brasileiros Diego Lozano, Giuliana Cupini, Lucas Corazza e Sérgio Shidomi, e a colombiana Astrid Morales. A seleção, patrocinada pelas marcas de chocolate gourmet Callebaut, Cacao Barry e Carma, vai escolher, dia 22 de fevereiro de 2013, em São Paulo, um único vencedor que receberá o título de South American Chocolate Master e estará qualificado para a final da quinta edição da mais importante competição de chocolate do mundo.

Dedicado exclusivamente à arte do chocolate, o Word Chocolate Masters dá oportunidade ao profissional de chocolate mostrar todo seu talento e criatividade, abrindo portas para carreiras internacionais.
Dezenas de profissionais se inscreveram. Para participar da Seleção Sul-Americana os cinco chefs escolhidos enviaram receitas e fotografias de suas criações que foram avaliadas por especialistas da Barry Callebaut, maior empresa de chocolate do mundo e organizadora do World Chocolate Masters.

Júri renomado

Peritos no processamento de chocolate atuantes nos setores de confeitaria, restaurantes, catering e treinamento vão compor o júri, liderado por Philippe Vancayseele, consultor técnico da Callebaut e mundialmente conhecido por suas esculturas e criações diferenciadas em chocolate. De origem belga, o chef Philippe Vancayseele é formado em pâtisserie pelo Instituto de Culinária de Bruxelas e coordena a Academia de Chocolate Callebaut naquele país. Philippe é especialista em diferentes técnicas de decoração em chocolate, pâtisserie e em Comercial Show Pieces – peças comerciais para vitrines com figuras ocas em chocolate.

Conheça os participantes:

A colombiana Astrid Morales tem formação em Engenharia Química e estudou na Escuela de Pastelería Del Gremio de Barcelona. Fez cursos de pâtisserie e chocolate no Canadá, México e Estados Unidos. É proprietária da empresa Chocobrand Productos Alimenticios e da boutique de chocolate Shamei Chocolatier. Organizadora do Congresso Iberoamericano de Pastelería, foi a 4ª colocada na Copa Maya, no México, em 2010.

Diego Lozano é proprietário da Escola Diego Lozano, em São Paulo e um apaixonado por competições gastronômicas. Foi o vencedor, em 2007, da Brazilian Chocolate Masters, o que lhe deu o direito de representar o País no World Chocolate Masters naquele mesmo ano em Paris, na França, quando conquistou a 18ª colocação. Em 2012, participou do Trophée Pascal Caffet.

Giuliana Cupini é formada no Brasil em Administração de Empresas com MBA em Marketing, estudou na Wilton School of Cake Decorating em Chicago e fez cursos na Lenôtre, França, e na Cast Alimenti, na Itália. É proprietária, chef confeiteira e cake designer do Ateliê Dolci & Cioccolatini, em São Paulo. Este ano participou na França do Trophée Pascal Caffet e também do Mondial Des Arts Sucrés, conquistando a 13ª colocação.

Lucas Corazza é bacharel em Hotelaria com especialização na École National Superière de La Pâtisserie, na França, e proprietário da Lucas Corazza Gourmandises e Pâtisserie, em São Paulo. Em 2012, participou do Mondial Des Arts Sucrés, em Paris, onde conquistou a 13ª colocação; foi o vencedor do Concurso Cultural Melhor Receita de Chocolate da Febrachoco, em Gramado, e conquistou ainda a 2ª colocação na Seleção para a Copa Maya, no México.

Sérgio Shidomi é radicado no Canadá onde trabalhou como pastry sous chef e head baker e head chef no Vintage Inn Hotels, Esplendido Restaurant e Crush Wine Bar. Atualmente é head chocolatier e pastry chef no Old Firehall Confectionery, em Ontário. Foi o 3º colocado na etapa canadense do World Chocolate Masters de 2010.

Dedicado à arte do chocolate

O World Chocolate Masters nasceu em 2005 após a fusão de “O Grande Prêmio Internacional de Chocolate”, organizado pela marca francesa Cacao Barry e o “ Prêmio Internacional de Chocolate da Bélgica”, organizado pela Callebaut.
Desde sua criação, essa competição internacional vem escolhendo temas muito específicos como Surrealismo, Mitos e Lendas Nacionais, Haute Couture e Quetzalcoatl, divindade asteca em cujos rituais era usada uma bebida quente preparada com cacau, que deu origem ao chocolate que conhecemos atualmente.
Inspiração, criatividade, design e inovação são as palavras que vêm à mente quando se pensa em “A Arquitetura do Sabor”, tema da edição 2012/2013.Na última edição, realizada em outubro de 2011, Frank Haasnoot surpreendeu o mundo com esculturas de chocolate misteriosas e de sabores incríveis. Depois de três dias intensos de uma competição de altíssimo nível, Frank conseguiu impressionar o rigoroso júri e levou a Holanda à vitória.

SOBRE A BARRY CALLEBAUT ® (www.callebaut.com)

Com vendas anuais de mais de 4 bilhões de euros/5,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2011/12, a Barry Callebaut, com sede em Zurich, é líder mundial na produção de cacau e produtos de chocolate de alta qualidade – da semente do cacau ao produto acabado nas prateleiras. Presente em 30 países, a Barry Callebaut opera com 45 fábricas e emprega cerca de 6.000 pessoas.

A empresa atende toda a indústria alimentícia, desde produtores industriais, varejistas e usuários profissionais de chocolate (como os chocolateiros, chefs de cozinha ou padeiros), com suas marcas globais Callebaut® e Cacao Barry® e Carma®. A empresa também oferece uma série de serviços nos setores de desenvolvimento de produtos, processamento, treinamento e marketing.

Através de sua ampla gama de iniciativas de sustentabilidade e atividades de pesquisa, a Barry Callebaut trabalha com organizações de produtores e outros parceiros para ajudar a garantir o abastecimento futuro de cacau e a melhorar a vida dos agricultores.

Informações para a imprensa:
Letra Comunicação - letra@letracom.com.br
Fernanda A. Torres e Rita Lucato
Fones (11) 3884-8083 / (11) 3104-1856