Um novo estudo da CVA Solutions com 7.200 usuários de todo o Brasil mostra que a marca Nokia lidera em Força de Marca e ZTE em Valor Percebido em Smartphones.

O estudo, realizado pelo terceiro ano, tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais setores e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.

O estudo da CVA Solutions ouviu consumidores que utilizam as marcas Alcatel, Apple, Blackberry, Huawei, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Sony Ericsson e ZTE.

“A Nokia, apesar de tropeços no exterior, aqui no Brasil tem um grande parque instalado e ainda é a maior Força de Marca tanto em aparelhos Standard como em Smartphones. A novidade é a chinesa ZTE como melhor Valor Percebido em Smartphones”, destaca Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da norte-americana CVM Inc., há 10 anos no Brasil.

Nota média entre 35 setores da economia

No terceiro estudo realizado sobre Aparelhos Celulares, o setor aparece com uma nota de 7,89 (em uma escala de 1 a 10), na 18ª colocação entre 35 setores da economia pesquisados pela CVA. A posição é pior do que a de Revistas de Negócios, que obteve nota 7,98 e melhor do que Varejo Alimentar, com nota 7,85. O primeiro colocado na avaliação dos consumidores é o setor de Micro-ondas com nota 8,87 e, o último, Internet Banda Larga com 6,32.

Valor Percebido

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em Aparelhos Celulares Standard foi atribuído à Nokia com 1,04. Em segundo lugar aparece a Samsung com 1,01 e, em terceiro, a LG com 1,00.
Nos Smartphones, a ZTE aparece em primeiro lugar com 1,06, a Nokia com 1,04 está na segunda colocação e a Apple na terceira posição com 1,03.“A ZTE apresenta um custo extremamente competitivo e um benefício mediano, gerando um custo-benefício atraente para um segmento de consumidores” informa Sandro Cimatti.

O estudo da CVA mostra também que 60,4% dos entrevistados desejam mudar de marca de Aparelho Celular Standard e 58,1% de Smartphone. O maior índice de recompra do Standard é da Nokia (53,5%) e do Smartphone é da Apple (70,6%).

Força da Marca

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) em aparelhos Standard é da Nokia com 37,8%. Em segundo lugar aparece a Samsung com 15% e, em terceiro, a Motorola com 7,8%. O destaque é a evolução da Samsung em relação ao ano passado, quando a empresa coreana registrou 7,8%.

Em Smartphones, a maior Força da Marca também é da Nokiacom 33,2%, seguida da Samsung com 16,4% e da Apple com 13,4%. Nessa categoria, a Samsung também mostrou grande evolução em relação a 2011, quando registrou índice de 10%. A Apple registrou no ano passado 11,1%.

“A Samsung vem mostrando grande evolução em Força de Marca e market share, graças à sua postura bem agressiva no mercado. A Apple é a terceira maior Força de Marca em Smartphones e teria potencial para crescer mais rápido se seu premium price fosse menor”, destaca o sócio diretor da CVA Solutions.

Ranking Aparelhos Celulares

CVA Solutions e Metodologia

A CVA Solutions (CustomerValueAdded) comemorou em 2011 dez anos no mercado brasileiro e 15 anos nos Estados Unidos.A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Heineken, Whirlpool, Comgás, Porto Seguro, Amil, SulAmérica, Fleury Medicina Diagnóstica, Dasa, Claro, Oi, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Hotéis Atlântica, Banco Santander, Bradesco, HSBC e Itaú-Unibanco.

A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market share e da rentabilidade do cliente.

O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.

Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.

Mais informações no site www.cvasolutions.com

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